No encerramento do Sol da Caparica, o presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas confirmou a realização da edição 2017, dizendo “viemos para ficar”, adaptando a frase da almadense Telma Monteiro.
A edição de 2016 fechou a porta este domingo, um dia especial do festival dedicado aos mais novos e suas famílias, com destaque para o espectáculo do quarteto composto por Ana Bacalhau, Samuel Úria, Sérgio Godinho e Vitorino, que apresentaram “Canções de roda, lengalengas e outras que tais!”, com a participação do Coro Infantil da Academia de Música de Almada.
Este festival que já marca o cartaz de festivais de verão que decorrem em Portugal, contou com grandes nomes do panorama musical português (Rui Veloso, Ana Moura, The Gift, Jorge Palma e Sérgio Godinho, David Fonseca…) levou ao Parque Urbano da Caparica, a poucos metros das praias, 65000 pessoas segundo os números da organização.
Este modelo de festival, festival da lusofonia, criou já uma grande massa de seguidores, que com outras actividades complementares atribuiu a este espaço um palco multi-cultural, da musica, à dança, à literatura, ao cinema.
Num espaço junto do mar o Surf não é esquecido, bem como o Skate, duas modalidades que em 2020 vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Quanto aos dias deste festival tivemos, destaques no primeiro dia para Deolinda, David Fonseca, C4 Pedro além de Mão Morta , sexta feira dia 12 segundo dia do festival referencia para Jorge Palma e Sérgio Godinho,Aurea, The Gift, no sábado, terceiro dia do festival, Ala dos Namorados, Ana Moura, Os Azeitonas, Rui Veloso e DJ Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés.