Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, “tem de ser agora” que o ordenamento do território tem de ser efectuado, não daqui a meses, durante a visita a áreas sujeitas a incêndios na zona de Gouveia.O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa também implementar o processo de identificar e localizar facilmente proprietários das terras, um cadastro para prevenir situações de incêndios florestais em anos futuros.
“Nunca se tinha preparado tão bem como este ano ” disse Marcelo Rebelo de Sousa, referindo ao trabalho desenvolvido pelas entidades competentes, mas o Presidente Marcelo, reconhece ser difícil que surgindo o dobro do numero de incêndios é complicado para as equipas no terreno, que começam a acusar o cansaço.
O Presidente da Republica, nesta visita em Gouveia, deixou uma mensagem de conforto para as populações da Madeira e agradeceu também aos “que estão ainda em luta, em combate ou têm de estar, pelo menos, em alerta por estes dias não se pode “deixar arrefecer” a questão.
Marcelo Rebelo de Sousa viaja ainda hoje para a Madeira, enquanto o Primeiro Ministro, António Costa, vai com o Ministro das Infraestruturas amanhã para o Funchal.
No Funchal, esta noite de terça feira, três pessoas morreram na sequência dos incêndios que assolaram a região da Madeira.