Vicente Rubio (o espanhol do Louletano-Hospital de Loulé) venceu a 5ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta, hoje efectuada entre Lamego e Viseu, com 153,2 km, depois de uma etapa algo montanhosa mas sem grande perigosidade, porquanto poucas alterações provocaram nas tabelas classificativas.
Rubio venceu com o tempo de 3.57.58, à frente dos italianos Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) e Francesco Gavazzi (AndroniGiocattoli-Sidermec), tempo que foi atribuído a um pelotão de cerca de trinta unidades.
Vicente de Rubio impôs-se com classe e foi o mais forte após uma etapa com muita montanha.
“Em 2014 vivi um dia muito triste para mim aqui em Viseu e hoje vinguei-me. Foi uma etapa muito dura, mas consegui guardar algumas forças para esta chegada. Estava a lutar por uma vitória há muito tempo”, afirmou o espanhol depois de alcançar o primeiro triunfo da equipa algarvia na Volta 2016.
O líder da competição, Rui Vinhas, chegou integrado no pequeno grupo, com cerca 30 unidades, que discutiu a chegada, e manteve a camisola amarela Santander Totta. O homem da W52-FC Porto tem 2 minutos e 45 segundos de diferença para o companheiro Gustavo Veloso, segundo classificado e portador da Camisola Verde Rubis Gás da classificação por pontos.
A morte de Moniz Pereira também não foi esquecida na caravana e quando os corredores do Sporting-Tavira assinaram o livro de ponto cumpriu-se um minuto de silêncio.
A etapa desta segunda-feira foi, desde cedo, muito agitada. Os ataques foram constantes e as fugas não ultrapassaram mais de minuto e meio de vantagem, fruto do trabalho da W52-FC Porto na cabeça do pelotão a controlar todas as movimentações.
Com cinco contagens de montanha, os principais candidatos à liderança do título de Rei dos Trepadores estiveram em alerta máximo. A contagem de 1ª categoria na estreia da Serra de São Macário na Volta foi ganha por Ramiro Diaz (Funvic-Soul Cycles). O colombiano voltou a fazer a diferença em alto e no fim, em Viseu, recuperou a Camisola Azul Liberty Seguros.
Montanha após montanha e com um grupo cada vez mais reduzido, as tentativas de ataque foram constantes até aos últimos mil metros quando todos se preparam para discutir ao sprint a chegada à Avenida da Europa que, repleta de entusiastas da Volta que ofereceram mais um banho de multidão aos heróis do asfalto.
Quem é Vicente Rubio?
Nasceu a 19 de setembro de 1988 em Mançanares. O espanhol chegou ao ciclismo profissional, em 2009, mas, no ano seguinte, voltou ao escalão amador. Em 2013, Vicente conseguiu regressar ao profissionalismo com a equipa Matrix-Powertang e desde 2014 que integra a equipa de Loulé. Até ao ano passado teve neste conjunto a companhia do irmão Raúl de Mateos. Na edição do ano passado da Volta a Portugal foi o vencedor da 1ª etapa que ligou Pinhel a Bragança.
Para além da estrada, Rubio também se destaca na pista. Em 2015 foi terceiro em perseguição, no Campeonato Espanhol.
Após esta etapa, na classificação geral (Individual), Rui Vinhas continua de amarelo, com um total de 21.40.56, com Gustavo Veloso a 2.45, Jónia Brandão (EFP) a 3.02, Daniel Silva (RPB) a 3.04 e João da Benta (LHL).
Por equipas, a W52/F.C.Porto continua no comando, com 65.09.07, seguindo-se Androni Giscattoli, a 4.49, Rádio Popular (Boavista), a 6.08, LA Alumínios/Antar a 15.58 e a Efapel, a 16.57. O Sporting/Tavira está na oitava posição a 38.59.
Na Montanha, liderança para Ramiro Diaz (FSC), com 50 pontos, seguido de César Forte (RPB), 35 e Henrique Crisóstomo (Efapel), também com 35.
Nos Pontos, comando para a Gustavo Veloso (W52/F.C.Porto), com 55 à frente de Daniel Mestre (Efapel), 54, e de Vicente Rubio, com 48 pontos.
No Combinado, Gustavo Veloso vai na frente (11), seguindo-se Jóni Brandão (20) e Rui Vinhas (21).
No prémio juventude, comando de Vitor Etxebarria (RPB), seguido de Alexandr Vdovin (LOK) e Diego Ochoa (Boy).
Esta terça-feira, acontece o descanso em Viseu, enquanto o pelotão vai recuperar forças para a segunda metade da prova, sendo o dia reservado para os cicloturistas com a realização da 10ª Etapa da Volta Via Verde RTP. Está prometida para a Avenida da Europa, ponto de partida e chegada dos 90 quilómetros do percurso, grande animação juntando os amantes da Volta e das bicicletas.
A Volta regressa na quarta-feira.