O Presidente da República fez uma declaração no Palácio de Belém, em Lisboa, sem direito a perguntas dos jornalistas, na qual caracterizou uma vitória para Portugal a decisão da Comissão Europeia hoje conhecida
Além de dizer que era uma vitória do Governo, dos partidos, de quem esteve no governo 2011 a 2015, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que foi essencialmente dos portugueses que ao longo dos últimos anos fizeram tantos sacrifícios, acrescentando que ” quando os portugueses se unem por causas justas, vencem”.
A Comissão Europeia anunciou esta tarde que recomendou o cancelamento das sanções a aplicar a Portugal. Na reunião presidida por Jean-Claude Juncker, os comissários aprovaram que Portugal e Espanha, estariam “livres” de sanções pois deram indicações à comissão de estarem a promover medidas que de uma forma eficaz fará com que estes dois países cumpram a situação referente ao défice dentro dos prazos.
O primeiro-ministro, António Costa, também já comentou na rede social Twitter, “A decisão da CE de anular sanções a Portugal é uma grande vitória para o País e para os portugueses. É também uma vitória para a Europa”, acrescentou ainda que “não há novas medidas. As medidas que temos que tomar são as que previmos na carta dirigida à Comissão Europeia e no Orçamento de Estado”.
António Costa, terminou a sua publicação dizendo, ” Estamos confiantes na nossa execução para cumprir o objectivo sem plano B e sem medidas imprevistas”.