Sábado 23 de Novembro de 2024

Tenistas russos podem participar no Rio’2016

russia_rio2016_tasNa sequência da decisão tomada pelo executivo do Comité Olímpico Internacional (COI), este domingo reunido extraordinariamente sobre o assunto, de atribuir a responsabilidade do assunto a cada Federação Internacional, a de Ténis tornou pública que autoriza os tenistas russos a participar.

A Federação Internacional de Ténis justificou a decisão com o facto de nos referidos atletas terem sido submetidos a controlos antidopagem realizados fora da Rússia.

Esta foi a primeira federação internacional a reagir à decisão do Comité Olímpico Internacional (COI), que entregou às federações das diversas modalidades a decisão de aceitar ou excluir os atletas russos dos Jogos que se vão realizar no Brasil.

A decisão contrária à exclusão total dos atletas russos foi tomada depois de a comissão executiva do COI ter analisado um relatório divulgado na passada segunda-feira pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), segundo o qual o Governo russo dirigiu um programa de dopagem no desporto com apoio estatal, com participação activa do ministro do Desporto e dos serviços secretos.

Uma decisão, de certo modo esperada porquanto o COI não tem competências para o efeito (suspensão de atletas e ou equipas), dado que toda a regulamentação sobre esta matéria é emanada de cada Federação Internacional de modalidade.

Daí que seja muito provável que outras modalidades possam decidir de forma diversa – em primeira linha levar atletas que até acusaram controlo positivo – face ao que a de Ténis já divulgou, uma modalidade que também já andou debaixo de olho da AMA, mas nada se descobriu em relação a casos positivos.

Pelo que resta aguardar mais alguns dias para saber se como é que esta decisão do COI vai ser interpretada junto de outras modalidades, até mesmo no atletismo.

O ministro russo do Desporto já se congratulou pelo anúncio do Comité Olímpico Internacional e espera uma boa prestação dos atletas do seu país no Rio de Janeiro.

O problema do “doping” no desporto é um problema mundial e não apenas da Rússia, declarou Vitaly Mutko, com o presidente do Comité Olímpico russo, Alexander Zhukov, a afirmar que a decisão do COI foi tomada por unanimidade e é uma das “mais difíceis” da história do movimento olímpico.

Vamos ver o que se vai passar daqui para a frente, depois de também o Tribunal Arbitral do Desporto se declarar incompetente, pelo mesmo motivo (passar a bola às federações internacionais) para decidir sobre o assunto.

Relacionado ainda com o doping, o Laboratório do Brasil voltou a ser acreditado, resolvidos que foram os problemas técnico-administrativos verificados recentemente, pelo que fará todas as análises requerias pelo COI.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.