O colombiano Enriquez Rodriguez consagrou-se, este domingo, como vencedor da 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros, aproveitando a desistência do camisola amarela Miguel Florez, colega de equipa, forçado a abandonar a prova.
Na sequência da etapa anterior (sábado), os colombianos, estiveram novamente em clima de superioridade nos 120 quilómetros entre Boticas e Montalegre com muita montanha no percurso.
O vencedor da etapa foi Camilo Diagama (Boyaca-Raza de Campones), com Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) a dar tudo na subida final para ganhar tempo na tentativa de ainda se aproximar do melhor classificado. O jovem da equipa dos “Seguros” era à partida sexto da geral, a 56 segundos, e ao concluir atrás do vencedor da etapa terminou a Volta em segundo, apenas a 25 segundos do vencedor.
O terceiro da classificação geral foi Juan Lopez (Café Baque) que venceu a classificação por pontos, envergando a Camisola Vermelha KIA.
O domínio da Boyaca – Raza de Campeones, que tem como padrinho de equipa o corredor World Tour Nairo Quintana, traduziu-se na Camisola Amarela Liberty Seguros, mas também na vitória por equipas e na conquista de mais duas classificações: Armando Ortega foi o Rei da Montanha com a Camisola Castanha Cafés Delta e Camilo Cubides venceu o Prémio da Juventude, Camisola Branca RTP.
Ainda o pelotão não tinha percorrido 30 quilómetros e o colombiano Miguel Florez, que envergava a Camisola Amarela, dava os primeiros sinais de dificuldades. O corredor da Boyaca – Raza de Campeones foi ao carro de apoio, consultou o médico da prova e acabou por desistir. Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass) foi o mais combativo do dia depois de andar fugido quase toda a etapa.
Durante alguns quilómetros ainda teve companhia, mas uma queda entre os fugitivos, do qual foi o único que saiu ileso, permitiu-lhe continuar a prova isolado. Apenas a cinco quilómetros da chegada, já em plena subida na Serra do Larouco, seria alcançado. Nos instantes finais da etapa o poderio trepador dos colombianos veio ao de cima e estava feita a história da derradeira etapa da 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros.
“O objetivo inicial da equipa era ganhar a prova. Os primeiros dias eram planos e tentámos perder o menor tempo possível. Conseguimos chegar à liderança (no dia anterior) com Miguel Florez e hoje, apesar de ele ter acordado bem, acabou por desistir. Felizmente conseguimos que a vitória ficasse na equipa,” disse satisfeito Wilson Rodriguez após a cerimónia de pódio e agradecendo a todos os que tornam possível estas deslocações à Europa onde diz que se aprende a ver e a fazer ciclismo de um modo muito mais profissional.
“O meu sonho é ir à Volta à França, quero fazer algo como o Nairo Quintana! Há uns tempos experimentei a bicicleta dele e estava praticamente boa para mim. Disse-me que um dia até poderíamos correr juntos e eu fiquei com esse sonho na cabeça. Graças a ele este é o primeiro ano que estamos a competir a sério na Europa, antes viemos aprender, porque é muito diferente da Colômbia, e agora queremos regressar para vencer provas”, acrescentou Rodriguez ao fechar o pano sobre mais esta edição.
A 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó e das autarquias de Soure, Condeixa-a-Nova, Penela, Oliveira de Azeméis, Lousada, Boticas e Montalegre. São patrocinadores: Liberty Seguros, RTP, KIA, Delta Cafés, Vitalis, Pacto, Dietsport, Classificações.net, Centro de Informação Geoespacial do Exército, Infraestruturas de Portugal, Jornal de Notícias, Antena 1, KTM Bikes e Shimano.