Quinta-feira 24 de Novembro de 0230

De “sticada” em” sticada” para chegar a épico campeão europeu

hoqueipatins_camp_euro2016Depois de estar a perder por 2-0 ao intervalo – e face ao histórico de que há 18 anos que Portugal não ganhava o caneco – por certo que se instalou em Oliveira de Azeméis alguma incerteza quando à possibilidade de Portugal recuperar este atraso.

Desta vez não houve “fantasmas” e a recuperação de 2-0 para 2-6 foi feita num ápice, com um controlo absoluto do jogo que fez “quebrar” o ímpeto inicial do campeão em título que, no segundo tempo, ficou a ver a passar a marcha da glória portuguesa, mais uma nesta semana triunfal.

Com um Pavilhão Dr. Salvador Machado absolutamente cheio e com um ambiente digno da final, Portugal partiu como favorito, mas a Itália era a campeã e sabia que a maior pressão estava do lado de Portugal.

Os italianos abriram o activo aos três minutos através de Federico Ambrosio que, minutos depois, na conversão de um castigo máximo, chegou ao 2-0, com que terminou a primeira parte.

Na segunda parte e com a Itália a ficar fechada na defesa, os nossos jogadores não conseguiam entrar na “rede” montada até que a barra negou o 2-2 a Hélder Nunes a oito minutos do fim, mas a insistência de Diogo Rafael deu em golo do empate.

A Itália tremeu e teve que mudar de táctica, o que Portugal aproveitou para se apropriar do jogo e que Reinaldo Ventura fizesse o 3-2 de grande penalidade a seis minutos do fim. Era o princípio do delírio.

A Itália estava sem saber o que fazer e quando definiu que queria o empate Portugal ‘matou’ o jogo com um lance individual de Rafa. O 4-2 para Portugal a três minutos do fim foi uma machadada nas aspirações da ‘Squadra Azzurra’ que viu Portugal continuar a ter o pé no acelerador e João Rodrigues e Hélder Nunes a colocarem o resultado final em 6-2, chegando-se ao 21º título europeu para Portugal, 18 anos depois. Épico!

Sob a arbitragem de Francisco Garcia e Oscar Valverde (ITA), as equipas alinharam:

Itália – Leonardo Barozzi, Federico Ambrosio (2), Domenico Illuzzi, Alessandro Verona e Marco Pagnini

Suplentes utilizados: Giulio Cocco, Samuel Amato, Francesco Compagno2

Portugal – Ângelo Girão; Reinaldo Ventura (1), Hélder Nunes (1), Ricardo Barreiros e João Rodrigues (1)

Suplentes utilizados: Gonçalo Alves, Diogo Rafael (2), Henrique Magalhães e Rafa (1)

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe na próxima-terça, 19 de julho, a seleção portuguesa de hóquei em patins que se sagrou hoje campeão europeu pela 21ª vez batendo por 6-2 a Itália.

hoqueipatins_2_camp_euro2016Entretanto, a Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, vai receber a selecção no Palácio de Belém, o que é encarado como a demonstração de confiança e apoio inequívoco do Chefe de Estado à selecção das quinas que, durante o Europeu de Oliveira de Azeméis, somou expressivas vitórias.

O presidente da República reconhece, dessa forma, a importância que o desporto tem para o país, em particular o hóquei em patins

Tudo isso numa altura em que Portugal se encontra num ciclo desportivo de vitórias desportivas do qual sobressai os títulos de campeões europeus de futebol em seniores e sub-17.

 

© 0230 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.