Com um golo de Ricardo Barreiros aos cinco minutos e de grande penalidade, Portugal abriu o caminho para uma das mais dilatadas derrotas da equipa espanhola nos últimos anos.
No que foi o primeiro grande teste do europeu a selecção nacional não deixou margem para dúvidas de que quer (e precisa) vencer este europeu que Oliveira de Azeméis volta a receber, encontrou-se com a Espanha na segunda ronda (grupo B), tendo goleada por 6-1 nuestros hermanos.
Jogo jogado em bom ritmo e com a Espanha a responder ao golo “a frio”, com
a chegada ao empate, um minuto depois, por intermédio de Jordi Bargalló, na marcação de uma grande penalidade, validado à segunda tentativa porque o guardião luso se mexeu.
Aos 8’, Girão foi expulso (cartão azul) e a Espanha aproveitou para pressionar, mas a formação lusa foi “safando-se” como podia, em especial pela excelente actuação do guardião Ângelo Girão, que voltou a evitar o golo espanhol, o que deu oportunidade a Reinaldo Ventura contra-atacar rapidamente e rematar para golo a passe de Diogo Rafael.
Com um golo de vantagem, Portugal entrou para a segunda parte com a mesma disposição e força com que iniciara o jogo e chegou ao 3-1 por João Rodrigues apenas com 15 segundos jogados.
Depois Hélder Nunes mandar a bola ao poste e do guardião português defender um potente remate de Baliu, ao 32º minuto chegou o golo da tranquilidade para Portugal, obtido por Rafa, que sacou a bola a um adversário, avançou só para a baliza de Puigbi, que não teve arte para defender o remate do jogador lusitano.
Aos 35’, num lance individual, Diogo Rafael fez o quinto golo, mas Gonçalo Alves aproveitou um livre directo (38’) para fechar a conta nos 6-1, abrindo caminho para passar automaticamente à fase seguinte, se bem que tenha de defrontar ainda, esta quarta-feira, a Áustria, gente “rija” e que tem vindo a evoluir.
Em partida dirigida pelos árbitros italianos Franco Ferrari e Matteo Galoppi, as equipas alinharam:
Espanha: Xavi Puigbi; Jordi Bargalló (1), Cristian Rodriguez, Romà Bancells e Pau Bargalló.
Jogaram ainda: Ton Baliu, Jepi Selva, Jordi Burgaya e Eloi Mitjans.
Portugal: Ângelo Girão; Ricardo Barreiros (1), Hélder Nunes, Reinaldo Ventura (1) e João Rodrigues (1).
Jogaram ainda: Diogo Rafael (1), Gonçalo Alves (1), Rafa (1) e Henrique Magalhães
Disciplina: cartão azul para Hélder Nunes.
Outros resultados:
Grupo A – Itália, 11 – Alemanha, 0 e França, 2 – Inglaterra, 0. Itália e França comandam com 6 pontos.
Grupo B – Suiça, 4 – Áustria, 1 e Portugal, 6 – Espanha, 1. Portugal comanda com 6 pontos seguida da Espanha e Suiça, com 3.
Esta quarta-feira, lugar aos últimos jogos da fase de grupos, com um Itália-França a “ferver” e Alemanha-Inglaterra (grupo A) e Portugal-Áustria e Espanha-Suiça (B), com a equipa lusa a jogar pelas 22 horas na RTP.