Para além de patrocinar a equipa olímpica de Portugal, a Repsol – petrolífera espanhola – vai também apoiar as federações desportivas nacionais, face ao acordo assumido com o Comité Olímpico de Portugal, no que é a conquista de mais um parceiro além-fronteiras, fazendo recordar os navegadores portugueses e o Navio SAGRES, que continua o seu percurso no transporte da bandeira portuguesa para o desfile de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Uma situação que não deixa de ser curiosa considerando a existência de uma consagrada empresa portuguesa no ramo, que não se encontra no grupo dos patrocinadores do Comité Olímpico de Portugal (COP).
O acordo – na sequência de outro anterior firmado – foi assinalado na Estação de Serviço de Algés, em Lisboa, numa cerimónia oficial em que a bandeira foi içada na presença do Presidente da Repsol Portuguesa, António Calçada de Sá, e do Presidente do COP, José Manuel Constantino, assim como de alguns atletas olímpicos que vão competir no Rio’2016.
A parceria marca também o lançamento do novo cartão de desconto da marca, exclusivo para os atletas filiados das Federações associadas ao Comité Olímpico de Portugal.
Esta é a primeira vez que a Repsol – de origem espanhola – se associa ao COP, como forma de mostrar o seu apoio ao desporto de alta competição e o orgulho que tem nos atletas que representam a bandeira nacional.
“A Repsol tem um compromisso com Portugal e está ao lado dos portugueses, que tanto empenho colocam na representação do país. Queremos, enquanto empresa líder na área da energia, contribuir também para a energia dos nossos atletas”, afirmou António Calçada de Sá.
Para José Manuel Constantino “esta parceria traz não só benefícios para o COP e para os atletas olímpicos mas também para todas as Federações Desportivas nacionais e seus atletas federados. Estamos a falar de muitos milhares de pessoas que vão desfrutar de condições únicas no abastecimento de combustível numa das empresas que mais postos têm em Portugal”.
Quer com isto dizer que todas as pessoas (atletas, técnicos, dirigentes, funcionários, por exemplo) ligadas às federações portuguesas poderão ter um benefício acrescentado, uma vez que o desconto (directo) neste cartão é de cinco cêntimos sobre o valor que estiver marcado nas várias estações de serviço da REPSOL ao longo do país, o que, por norma, vale, no mínimo, onze cêntimos, o que pode “bater” a concorrência (portuguesa).
Este acordo agora firmado, segue-se ao assinado em Maio passado que permite condições mais vantajosas para as Federações desportivas nacionais, através de um Cartão Frota – válido em Portugal e em Espanha – que dará aos seus associados condições especiais no abastecimento de combustíveis nos vários postos da Repsol espalhados por toda a Península Ibérica.
Neste acordo, o desconto feito é dividido pelo Comité e pelas Federações desportivas, cabendo a estas últimas o maior quinhão.
O que é um bom “bolo” para as nossas Federações, que poderão poupar alguns milhares de euros, sempre importante nos tempos que correm, em contra feição às necessidades de cada uma.