Comité Olímpico de Portugal (COP), em parceria pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), da Universidade Nova de Lisboa, promoveu uma Conferência Internacional sobre “O Movimento Olímpico e as Guerras. Olimpismo, propaganda, boicotes e terrorismo”, que reuniu participantes de diferentes nacionalidades.
Ao longo de dois dias, foram analisados e debatidos a associação entre olimpismo e guerra, uma temática que, apesar de marginalizada pela historiografia nacional e internacional, está presente na génese do Movimento Olímpico Moderno.
A associação entre história e desporto, âmbito em que o COP e o IHC têm vindo a cooperar, e de que este colóquio foi um exemplo, contribuiu para a introdução de novas temáticas de análise em torno da história do olimpismo, numa perspectiva interdisciplinar e comparada.
A conferência de abertura esteve a cargo de Arnd Kruger, atleta olímpico e professor catedrático da universidade Georg-August, em Gottingen, que mostrou, ao longo da intervenção, como através do desporto se pode compreender momentos chave da história internacional como, por exemplo, o modo como a Alemanha e os Estados Unidos lidaram com as respectivas diferenças étnicas e raciais.
Nos conferencistas nacionais convidados, Jenny Candeias apresentou uma síntese histórica destas questões ao longo dos tempos e Rui Proença Garcia, acompanhado pela directora do DocLisboa, Cíntia Gil, analisaram de uma forma mais aprofundada os Jogos Olímpicos de Berlin 1936, a partir do documentário Olympia, de Leni Riefenstahl, no painel intitulado Olimpismo e Política.
Numa mesa redonda, que contou com as intervenções dos jornalistas Cecília Carmo e Leonídio Ferreira, do cirurgião e atleta olímpico António Gentil Martins, e do fotógrafo que esteve presente nos Jogos Olímpicos de Munique 1972 Eduardo Gageiro, foram abordados algumas Histórias Olímpicas.
Um conjunto alargado de comunicações, oriundas da aceitação de propostas de comunicação, preencheram o restante programa onde diversas temáticas como o Movimento Olímpico e a Guerra fria, os Jogos Olímpicos e o terrorismo, Boicotes e Protestos foram outros temas abordados e colocados à discussão.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, sublinhou a importância das Ciências do Desporto e o carácter interdisciplinar do encontro, tendo-se congratulado pela realização da conferência.