José Mendes é o novo Campeão Nacional de Ciclismo após a vitória, este domingo, em Braga, nos difíceis 177,1 quilómetros do circuito que teve 11 passagens no Bom Jesus e no Sameiro.
O corredor da equipa Bora/Argon 18, natural de Guimarães, chegou à medalha de ouro depois de deixar para trás Nelson Oliveira (Movistar) quando faltavam cinco quilómetros para a meta. No alto do Sameiro, Mendes festejou isolado, com 18 segundos de vantagem sobre Oliveira. Ricardo Vilela (Caja Rural) foi terceiro, a 59 segundos.
Enquanto profissional, este foi, aos 31 anos, o primeiro título de Campeão de José Mendes depois de, na sexta-feira, ter deixado escapar a medalha de ouro na prova de contra-relógio para Nelson Oliveira, por pouco mais de um minuto.
Dos 49 corredores de elite que iniciaram a prova de fundo dos Nacionais de Ciclismo, apenas 18 concluíram a prova, facto que, mais uma vez, demonstra as dificuldades do percurso que aliadas ao calor fizeram, mais uma vez, de Braga um cenário espectacular para a modalidade e um Campeonato dos mais difíceis dos últimos anos. O acordo entre o município bracarense e a organização dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo, a Podium Events, prevê que no próximo ano a Cidade dos Arcebispos venha novamente, e pelo terceiro ano consecutivo, a receber a prova.
Com o final dos Campeonatos Nacionais de Estrada, os Sub-23 começam já a pensar na próxima competição dedicada exclusivamente a esta categoria. De 14 a 17 de julho, a Podium Events leva para a estrada a principal prova por etapas para Sub-23, a 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros. A competição, que este ano vai percorrer 537,1 quilómetros em quatro dias, começa em Soure e vai terminar na Serra do Larouco em Montalegre.