O Panathlon Clube de Lisboa vai promover esta quinta-feira, no Auditório do Ginásio Clube Português, em Lisboa, um debate sobre a Formação de treinadores, cujo orador será o Dr. Mário Moreira, Licenciado em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (UTL), exercendo as funções de Director de Departamento de Formação e Qualificação do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, desde 2012, um tema cada mais candente da formação do ser humano, desde a infância ao alto rendimento desportivo, face às múltiplas e facetadas tarefas que compete aos professores, de início e, na sequência, dos treinadores especializados quando da entrada numa carreira desportiva.
Um debate que, em ano do Campeonato da Europa de Atletismo e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – para além do Campeonato da Europa de Futebol que está a decorrer – surge numa altura propícia para se fazer uma análise sobre o quem sido e o que vai ser feito quanto à formação de treinadores portugueses, sendo sabido que, espalhados por todos os Continentes, demonstram que são tão bons como os outros, face aos resultados que tem obtido ao longo dos últimos anos.
Os principais tópicos a abordar são:
1.Breve Resenha histórica
• Abordagem das datas mais relevantes sobre este assunto desde os anos 70 até hoje.
2.O Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT)
• Princípios e fundamentos
• A sua implementação
• O Papel do estado e das Federações
• Aspectos negativos e positivos do PNFT
3.A formação de Treinadores na União Europeia
• Breve análise
4. Ponto de situação da formação de treinadores em Portugal
• Alguns dados estatísticos
5. Perspectivas de futuro na formação de treinadores em Portugal
Para além da função que desenvolve, o Dr. Mário Moreira é o representante do Estado Português no Grupo de Peritos da União Europeia de Human Resources Development in Sport” e Membro da Comissão Sectorial Especializada da ANQ – Agência Nacional para a Qualificação, a que se juntam ainda outras a nível nacional e internacional.