O Conselho Executivo (CE) do Comité Olímpico Internacional (COI) apoia a proposta de adicionar cinco novos desportos no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. Se aprovado na 129ª Sessão do COI no Rio de Janeiro, em agosto, a mudança seria a evolução mais abrangente do programa olímpico da história moderna.
Os cinco desportos sugeridos – karate, skate, escalada esportiva, surf e beisebol / softbol – oferecem um enfoque importante para a juventude, que é o cerne da visão dos jogos de Tóquio, dado que representam uma combinação de desportos emergentes, com significativa popularidade no Japão.
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 propôs os novos desportos em resposta à flexibilidade proporcionada pela Agenda Olímpica de 2020, roteiro estratégico do COI para o futuro do Movimento Olímpico, para incentivar a inovação no programa olímpico.
A Agenda Olímpica de 2020 dá às cidades-sede a opção de sugerir novos eventos desportivos e para inclusão na sua edição dos Jogos.
A inclusão dos novos desportos acrescentaria 18 eventos e 474 atletas para o programa olímpico em Tóquio, sem colidir com os desportos existentes e sem tomar qualquer dinheiro fora do orçamento definido para os Jogos.
O pacote promove a igualdade de género, com cada um dos cinco desportos com números iguais de equipes para homens e mulheres, ao mesmo tempo que se concentra em desportos inovadores e emocionantes para o Japão e toda a comunidade internacional.