João Sousa – o melhor ténis luso de sempre – está confirmado como o 84º representante português nos Jogos Olímpicos Rio’2016, depois da divulgação do ranking ATP, onde surge na 30ª posição.
De acordo com a regulamentação olímpica, apenas 56 jogadores podem estar presentes no torneio, pelo que João Sousa há muito que sabia que, se nada de anormal acontecesse estaria presente, como agora se confirma.
No entanto, em termos reais (ranking olímpico) Sousa encontra-se no 21º lugar, uma vez que nove dos que estão à sua frente não vão ao Rio, uns por opção, outros não elegíveis e outros ainda por estarem fora das posições elegíveis em vários países.
De qualquer forma, esta semana a ATP divulgará a lista definitiva dos apurados, podendo surgir ainda a surpresa das entrada de Gastão Elias, que se encontra na 88ª posição
Sousa será o quinto tenista lusitano a estar presente nuns Jogos Olímpicos. A última vez que o ténis verificou-se com a participação de Bernardo Mota e Nuno Marques, na vertente de pares masculinos, em Sydney 2000.
Contabilizada está também a entrada da atleta Lorene Bazolo, de origem congolesa – que foi naturalizada portuguesa há poucos dias – que conseguiu no Meeting de Salamanca (Espanha) os mínimos na prova de 100 metros (11,21) batendo o recorde nacional que pertencia a Lucrécia Jardim desde 1997, assim como nos 200m, onde a marca de 23,11 lhe assegurou a qualificação olímpica.
Em relação a Londres’2012, somam-se mais oito participantes e três novas modalidades: Futebol, Taekwondo e Ténis, apenas saindo o Remo.