Médis 2016 Lisbon ETU Triathlon Championship
O Parque das Nações volta a ser o anfitrião (entre26 e 29 deste mês) do Campeonato da Europa de triatlo, e m várias categorias, desta vez muito mais alargado do que em 2008, onde estiveram perto de 900 atletas, número que subiu este ano para perto de 2.200 atletas.
Mais um grande evento que Portugal, para o caso especial na cidade capital, recebeu e que vai voltar a ser um êxito, mais a mais se alguns atletas portugueses conseguirem atingir lugares de relevo.
Com o Meo Arena a servir de palco ao desfile de tantas estrelas – zona privilegiada por onde passam todos os atletas na transicção de prova para prova – a Portugal só nos falta a fantástica Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, o que seria a “cereja em cima do bolo”, como o fez há oito anos ao consagrar-se a grande vencedora.
Depois da natação (duas voltas ao lago em frente ao pavilhão, num total de 1.500 metros), segue-se o ciclismo (40 km feitos em oito voltas ao percurso) e termina com os 10.000 metros em corrida, para uma apoteose dentro do Meo Arena.
O já olímpico João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos dão provas de poderem lutar para o pódio, o que seria excelente, trio a que se juntam ainda os talentos como Alexandre Nobre, Filipe Azevedo e Pedro Palma.
No lado feminino, a estrela mais cintilante é Melanie Santos, surgindo depois Ana Ramos, Andrea Ferrun e Liliana Alexandre.
A competição inicia-se esta quinta-feira e terminará no domingo.
Outros participantes portugueses são
Juniores Femininos: Carolina Leal Vale da Serra (CN Torres Novas); Gabriela Alexandra Cardoso Ribeiro (Alhandra), Madalena Amaral Fortes Soares de Almeida (Individual), Mafalda Luís Pereira da (Costa Olímpico de Oeiras), Rita da Cruz Fardilha (CNRio Maior) e Vera Paiva Vilaça.
Juniores Masculinos: Duarte Gabriel Pires Antunes Viegas Brás (O. Oeiras), José Eduardo Duarte Felício (Sporting), Miguel Tiago Mello Loureiro Santos Silva O. Oeiras), Tiago Lemos Fonseca (Olímpico Oeiras) e Vasco de Paiva Vilaça (Teleperformance – Os Belenenses).
Para o Paratriatlo (Disciplina paralímpica) presença de Pedro Manuel de Jesus Basílio (Clube Triatlo de Abrantes).
O enquadramento técnico é efeito pelos treinadores pelo seleccionador nacional Bruno Salvador e pelos técnicos Lino Barruncho, Rodolfo Lourenço e Rúdi Bernardo.
Tudo a postos para que os portugueses possam voltar a brilhar.