Entrou esta terça-feira em circulação a Moeda da Equipa Olímpica de Portugal 2016, após publicação em Diário da República, que tem valor facial de 2€ e que foi desenhada pela conhecida artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, celebrando a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A moeda destina-se à circulação, com uma produção limitada em acabamento BNC e proof, que são apresentadas em embalagens com certificado de garantia.
Reproduzindo uma das obras mais icónicas da artista plástica Joana Vasconcelos – Coração Independente Vermelho – a moeda idealizada pela artista e comemorativa da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 2016, apresenta-se como um elogio ao espírito de determinação, trabalho e paixão que caracteriza o povo português e, em especial, os atletas que irão representar Portugal.
Sob a forma de um enorme coração de Viana, peça icónica da delicada e minuciosa filigrana portuguesa, pacientemente preenchido com talheres de plástico vermelho, Coração Independente Vermelho é uma homenagem a essa grandiosa técnica de enorme exigência.
Neste sentido, a moeda corrente criada por Joana Vasconcelos pretende inspirar os portugueses de orgulho naqueles que irão à conquista em nome do seu país.
Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem artista alguma vez convidada a expor individualmente no Palácio de Versalhes é conhecida pelas suas esculturas e instalações com um agudo sentido de escala e domínio da cor em objectos do dia-a-dia e de elementos da cultura tradicional que nos revela novos fluxos de significação e, ao mesmo tempo, uma visão cúmplice e crítica da sociedade contemporânea.