Nicolas Almagro e Pablo Carreño-Busta sobressaíram no decorrer das meias-finais do torneio singular, que esta tarde teve lugar nos courts do Clube de Ténis do Estoril, marcando lugar numa final a falar só em espanhol.
Superiorizando-se a jogadores mais citados no ATP Pablo Carreño-Busta impôs-se a Benoit Paire, por 6-3 e 6-3, para chegar à sua primeira final em Portugal (depois de duas derrotas em meias-finais).
Nicolas Almagro, por deu lado, melhorou ainda mais os quartos-de-final de 2015, ao derrotar Nick Kyrgios (vice-campeão em 2015) também em dois parciais, 6-3, 7-5.
A final, que se disputa este domingo no Estádio Millennium, a partir das 16h horas, colocará os dois jogadores espanhóis frente a frente pela primeira vez. O currículo dá a Nicolas Almagro um estatuto de incontestável favorito (tem 22 finais disputadas, das quais venceu 12), mas Pablo Carreño-Busta (que até agora só discutiu um título, em São Paulo) quer ter uma palavra a dizer frente ao seu compatriota e escrever uma das páginas mais importantes da carreira de um jogador.
Quanto a Almagro, tem um saldo de 12 vitórias e 10 derrotas, conta ainda com uma Taça Davis (2008) no seu currículo vai procurar erguer um troféu de campeão pela primeira vez em quatro anos, o que acontecerá perante o palco principal do Clube de Ténis do Estoril (Estádio Millennium) completamente lotado, Nicolas Almagro anulou as investidas do vice-campeão da primeira edição do torneio para, corridos 73 minutos de jogo, garantir a presença na final de um torneio ATP pela 23.ª vez (todas elas em terra batida).
Esta final de singulares do Millennium Estoril Open 2016 será o primeiro encontro no circuito profissional entre Nicolas Almagro (que rumo à final só perdeu um set, para o português João Sousa).
Nos pares, ficou este sábado definida a final de pares. Eric Butorac e Scott Lipsky inauguraram a jornada no Estádio Millennium e surpreenderam os segundos cabeças-de-série rumo a mais uma final em Portugal. Já no Court Cascais, Borna Coric e Franko Skugor não conseguiram fazer frente aos principais favoritos.
Uma despedida que se perspectiva repleta de entusiasmo, pelo que se recomenda uma presença no Clube Ténis no Estoril, este domingo, a partir das 16 horas.