Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Olimpismo – Memórias e vitórias de Portugal

ExposiçãoSetubal-30-4-16Na Cidade Europeia do Desporto, que decorre em Setúbal, foi este sábado inaugurada uma exposição referida ao tema Jogos Olímpicos – Memórias e vitórias de Portugal.

Promovida de parceria nascida com o Comité Olímpico de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal apresentou um conjunto de documentação e outras peças que historiam os Jogos Olímpicos e a presença Portuguesa no maior evento desportivo à escala mundial.

Do acervo exposto, constam os cartazes dos Jogos Olímpicos, esculturas, mascotes olímpicas, a tocha olímpica de Londres’2012, imagens dos atletas medalhados, em especial dos quatro campeões olímpicos Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora, além de um “cantinho” dedicado aos atletas setubalenses que já estiveram nos Jogos Olímpicos.

A exposição está exposta na Galeria Municipal do Onze (antigo Regimento de Infantaria 11), na Avenida Luísa Todi e decorrerá até 30 de Maio, data em que Setúbal receberá as celebrações do Dia Olímpico e a realização do Programa de Educação Olímpica nas escolas do 1º Ciclo do ensino básico.

Vários atletas olímpicos, como foram os casos de Mário Quina (velejador que conquistou a segunda medalha de prata olímpica para Portugal, nos Jogos de Roma, em 1960, fazendo equipa com seu irmão José – tendo participado ainda nos Jogos de 1952, 1968 e 1972) e Rosa Mota (a segunda campeã olímpica portuguesa, depois de Carlos Lopes) que é a madrinha da Cidade Europeia de Desporto e vice-presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Armando Aldegalega, atleta que tem um currículo desportivo inigualável em Portugal; Roberto Durão (pentatlo), António Gentil Martins (várias modalidades e o mais completo desportista luso) e José Garcia (canoagem e chefe da missão portuguesa ao Rio de Janeiro) foram outros dos presentes, que tiveram de Pedro Pina, vereador com o pelouro do desporto na Câmara Municipal de Setúbal, um acolhimento de satisfação e agradecimento pela escolha da cidade para o efeito.

Mário Quina, o mais antigo medalhado português presente e Rosa Mota proferiram algumas palavras sobre o acontecimento e Pedro Pina saudou a cooperação que foi possível concretizar com o Comité Olímpico de Portugal.

Uma exposição a ver.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.