João Sousa versus Gastão Elias é o jogo que, esta quinta-feira, vai fazer encher o Estádio Millennium para um despique de “vida ou de morte” (apenas porque um deles terá de ficar pelo caminho) na linha de atingir os quartos-de-final.
Que será excelente para qualquer um, mas sabendo-se que, depois do singular, terão ainda, pouco tempo depois, de voltar aos courts para o jogo de pares.
Nos outros jogos, estreia tranquila frente a Guillermo Garcia-Lopez e Rogério Dutra Silva. Vitória chegou em menos de uma hora.
Foi de forma bastante tranquila que João Sousa e Gastão Elias conseguiram a primeira vitória no quadro de pares do Millennium Estoril Open. Os dois melhores jogadores portugueses da atualidade e estrearam-se perante um Court Cascais repleto e derrotaram Guillermo Garcia-Lopez e Rogério Dutra Silva por claros 6-3 e 6-0.
O público da casa não poderia ter ficado mais satisfeito perante a exibição dos representantes habituais em Portugal na Taça Davis. João Sousa e Gastão Elias dispuseram de pontos de break em três dos quatro jogos de serviço da equipa adversária na primeira partida, aproveitando um deles para uma vantagem inicial de 6-3.
Depois de um ótimo primeiro encontro, Gastão Elias e João Sousa terão a dura tarefa de passar por cima dos primeiros cabeças-de-série, Lukasz Kubot e Marcin Matkowski, para chegar às meias-finais da prova
Ainda a vitória sobre Iñigo Cervantes estava a ser processada e já os espectadores do Estádio Millennium entoavam os parabéns a Nick Kyrgios, que esta quarta-feira celebrou o seu 21.º aniversário.
O tenista australiano cumpriu com sucesso o encontro de abertura da primeira sessão nocturna do Millennium Estoril Open e recebeu ainda várias surpresas: primeiro foram transmitidas nos ecrãs do estádio mensagens gravadas por amigos e familiares; depois, João Zilhão (director do torneio) entregou ao australiano um bolo personalizado.
Com o logótipo do torneio e o próprio Nick Kyrgios representado (com o equipamento dos Boston Celtics, equipa da NBA que segue freneticamente sempre que tem oportunidade), o bolo depressa correu mundo através das redes sociais e também esteve na sala de conferências de imprensa. Foi lá que Kyrgios confessou ter sido “um dos melhores presentes que alguma vez recebi. Foi muito, muito bom ouvir os meus amigos e familiares deixarem-me mensagens de parabéns e a deixarem o seu apoio.”
Esta foi a segunda vez que Nick Kyrgios foi congratulado pela organização do Millennium Estoril Open. Em 2015, a estrela “aussie” também recebeu um bolo, mas na festa de lançamento do torneio.
Chegou, viu e venceu: Benoit Paire está nos quartos-de-final do Millennium Estoril Open. O número 21 do mundo chegou nesta quarta-feira a Portugal e entrou diretamente para o Estádio Millennium no último encontro da sessão noturna para eliminar Kyle Edmund, por 6-7(4), 6-3 e 6-3.
Em conferência de imprensa, Benoit Paire diz que a razão do atraso na chegada ao Estoril se deveu com problemas físicos, que o forçaram a fazer um desvio no percurso: “Estava um pouco lesionado depois de Barcelona. Senti algo na minha perna e portanto quis fazer alguns exames em Paris. Cheguei hoje, a minha perna está boa e posso jogar sem problemas, mas estava um pouco nervoso em relação a isso. Depois comecei a senti-me um pouco melhor e o Kyle é um bom jogador, por isso acho que fiz um bom encontro”
Paire, número 21 do mundo, teve de salvar um set point a 4-5 da primeira partida e ainda encaminhou o duelo para um tiebreak, mas não impediu que o jovem se adiantasse no marcador. Depois de adaptado às condições do court, o gaulês depressa conseguiu uma vantagem de 5-1 tanto no segundo como no terceiro sets, terminando o duelo ao fim de 1h55 e no serviço do jogador britânico.
Depois das meias-finais disputadas na semana passada em Barcelona, Paire está novamente num bom momento de forma com os quartos-de-final no Estoril Open admite que a classificação é um dado importante na carreira: “É um fator importante, sim. Estou sempre a ver qual é que vai ser o meu ranking de perder este ou aquele encontro. Não é uma ideia muito boa, mas estou sempre na internet a ver isso”.
Benoit Paire regressa ao court nesta sexta-feira para defrontar Guillermo Garcia-Lopez, jogador que derrotou em dois dos três confrontos entre ambos mas que perdeu o último dos duelos, também em terra-batida, na temporada de 2014.
Resultados desta quarta-feira:
Singulares
Fernando Verdasco (Espanha) – Pablo Carreno Busta (Espanha), 1-6 e 3-6
Borna Coric (Croácia) – Rogerio Dutra Silva (Brasil), 6-3, 4-6 e 6-1
Inigo Cervantes (Espanha) – Nick Kyrgios (AUS), 6-7 e 5-7
Benoit Paire (França) – Kyle Edmund (G. Bretanha), 6-7(4), 6-3 e 6-3
Pares
Stephane Robert (França) – Guillermo Garcia-Lopez (Espanha), 3-6 e 6-7
João Sousa / Gastão Elias (Portugal) – M. Lopez / D. Marrero (Espanha), 6-3 e 6-0
J. Erlich / C. Fleming (Israel e G. Bretanha) – M. Draganja / A-U-H Qureshi (Croácia e Paquistão), 6-3 e 6-2
T. Fabbiano / P. Lorenzi (Itália) – T. Huey / S. Lipsky (Philipinas – EUA), 2-6 e 3-6
Jogos para esta quinta-feira:
ESTÁDIO MILLENNIUM
13H00
Taro Daniel (Japão) – Pablo Carreno Busta (Espanha)
15H00
Nicolas Almagro (Espanha) – João Sousa (Portugal)
18H00
Gilles Simon (França) – Paul-Henri Mathieu (França)
20H00
Leonardo Mayer (ARG) – Paolo Lorenzi (ITA)
COURT CASCAIS
13H00
J. Erlich / C. Fleming (ISR-GBR) – B. Coric / F. Skugor (CRO)
15H00
K. Edmund / F. Silva (GBR-POR) – T. Huey / M. Mirnyi (PHI – BLR)
18H00
L. Kubot / M. Matkowski (POL) – J. Sousa / G. Elias (POR), 6-3 e
COURT Nº3
15H00
P. C. Busta / I. Cervantes (ESP) – E. Butorac / S. Lipsky (USA),