Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Rosa Mota transportou chama olímpica

TRI_1919_newA embaixadora do projecto “Save The Dream” transportou a Tocha depois , ao longo dos últimos dias, ter procurado promover os valores do desporto na sociedade em workshops e atividades promovidas na 3ª edição da International School Sport Federation (ISF) World School Educational Games.

No âmbito da sua participação neste evento, Rosa Mota referiu: “Como embaixadora Save The Dream, estou muito feliz por regressar a Maratona e de poder promover estes Jogos Educacionais e de inspirar jovens através dos valores do desporto. Este local é especial e teve um grande impacto na minha vida e fez de mim a pessoa que sou hoje. Regressar aqui para transportar a tocha olímpica fez-me reviver muitas memórias felizes”.

Rosa Mota acrescentou ainda: “Como atleta, correr a maratona é a minha vida e por isso sinto-me muito honrada por trabalhar ao lado da ISF novamente e de poder partilhar valores importantes que o desporto permite ensinar aos estudantes de todo o mundo. Hoje foi importante para relembrar como o desporto pode unir e inspirar, assim como promover o papel vital que pode desempenhar na promoção da paz e harmonia na sociedade”.

A campeã olímpica e Vice-Presidente do COP também transportou, entre as cidades gregas de Maratona e Atenas e ao longo dos 250 metros “regulamentares”, a Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no percurso rumo à cidade que acolhe a XXXI edição dos Jogos.

Após a Tocha ter sido acesa na antiga cidade de Olímpia, está a passar pelo berço do olimpismo moderno, Atenas, a capital helénica onde Rosa Mota venceu a sua primeira maratona, na prova que marcou a sua estreia na distância, nos Europeus de 1982.

Da Grécia, a tocha segue para a sede do Comité Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, estando a chegada ao Brasil prevista para o 3 de Maio, com início do percurso em Brasília.

A chama percorrerá 328 cidades de todos os Estados até alcançar o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016. Cada um dos 12 mil condutores percorre 250 metros com a tocha num total de 20 mil quilómetros por terra.

“Este ano a Save The Dream continua a acentuar o seu compromisso com a promoção da paz pelos valores do desporto e os ISF World School Educational Games garantem uma oportunidade única para este projeto chegar e educar jovens”, segundo Pedro Velazquez, Director de Inovação Social e Capacitação da “Save The Dream”.

É uma iniciativa do International Centre for Sport Security (ICSS) e do Comité Olímpico do Qatar, e conta com o apoio do parceiro tecnológico Ooredoo. Trabalhando ao lado de organizações de áreas como o desporto, cultura, media, tecnologia e social, este projecto visa capacitar os mais jovens através dos valores do desporto, enquanto promove diálogo inter-cultural e inovação social.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.