A vitória de Farrukh Dustov sobre o francês Kenny de Schepper foi a principal surpresa da ronda inicial do Millennium Estoril Open que este sábado se iniciou no belo palco do Clube de Ténis do Estoril, quase repleto de uma plateia atenta, desportiva e aguerrida.
Com os parciais de 6-3, 1-6 e 7-5 o jogador uzbeque conseguiu a segunda vitória na presente temporada em encontros do circuito profissional, seguindo para a última ronda da fase de qualificação, onde defrontará o número 227 da hierarquia mundial, segundo pré-designado, Stephane Robert, que eliminou Alexandre Sidorenko por 7-5 e 7-6 (4).
Outro jogador francês em destaque mas não pelas melhores razões foi Edouard Roger-Vasselin, que foi obrigado a retirar-se do encontro diante de Marco Trungelliti logo após ter visto o adversário igualar a partida, com os parciais de 4-6 e 7-5.
O espanhol Albert Montañes, vencedor de dois títulos ATP em Portugal, terminou a jornada com mais uma surpresa ao sair derrotado frente ao número 240 do mundo, Salvatore Caruso, por 6-3, 4-6 e 6-4. Steven Diez e Andrea Arnaboldi também triunfaram e regressam ao court neste domingo para encerrar a fase de qualificação.
Quanto aos portugueses, chegou ao fim a prestação de jogadores lusos na fase de qualificação. Antes, João Domingues perdeu no tiebreak da terceira partida para Franko Skugor (1-6, 6-2 e 6-7(6) sendo 129º no ATP, e Rui Machado (626.º ATP), despediu-se frente a um dos jovens mais promissores do circuito masculino, Elias Ymer (123º) que triunfou pelos parciais de 6-1, 5-7 e 6-1 ao cabo de 1h51.
Na segunda ronda, este domingo, terão lugar os jogos Steven Diez-Marco Trungelliti; Elias Ymer-Franco Skugor (Estádio Millennium); Stephane Robert-Farrukh Dustov e Salvatore Caruso-Andrea Arnaboldi (Court 3).
O quadro principal de pares e, para além de jogadores especialistas na vertente, há duas duplas 100% nacionais que prometem arrancar aplausos das bancadas.
A representação portuguesa não se estende apenas à vertente de singulares.
Confirmado anteriormente, Gastão Elias e João Sousa vão formar dupla uma vez mais numa prova ATP, e ditou a sorte que medissem forças com a dupla com Rogério Dutra Silva e Guillermo Garcia-Lopez na ronda inaugural. A fasquia eleva-se de forma significativa caso Lukasz Kubot e Marcin Matkowski, principais candidatos ao título, cheguem aos oitavos-de-final, entrando em rota de colisão com a dupla que representou Portugal no último duelo da Taça Davis, diante da Áustria.
Felipe Cunha-Silva e Frederico Gil, que receberam convite da organização, vão tentar derrotar os quartos pré-designados, Eric Butorac e Scott Lipsky, na primeira ronda.
Por fim, os campeões de dois títulos do Grand Slam em juniores, Frederico Silva e Kyle Edmund, também vão disputar este quadro.
Destaque ainda para a presença do par Marc Lopez e David Marrero, vencedores de uma prova ATP em Portugal na temporada de 2010, e ainda de Treat Huey e Max Mirnyi, este último campeão de pares mistos na última edição dos Jogos Olímpicos na companhia de Victoria Azarenka.
Muitos ingredientes que, com o bom tempo que está previsto (sol), vão levar o público a vibrarem neste segundo Millennium Estoril Open, no Clube de Ténis do Estoril, na tarde deste domingo, a partir do meio-dia.